RIC Componentes
Evolução Operacional da Empresa

Fachada RIC Componentes RIC 20 Anos

A RIC iniciou suas atividades na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, em outubro de 1993, com o objetivo de produzir válvulas de admissão e escape para motores de combustão interna direcionadas para o mercado de reposição.

Ao longo dos anos foi crescendo e expandindo suas atividades, adquirindo novos equipamentos, e o mais importante, desenvolvendo sua própria tecnologia de processo produtivo.

Em Junho de 2004 foi pioneira em produzir no Brasil, para o mercado de reposição, válvulas com os tratamentos térmicos de Nitretação e Oxidação (Oxinitrocarbonetação).

Em Outubro de 2005 foi homologada através da norma ISO 9001:2000.

As Normas ISO asseguram que a empresa esta apta a fornecer produtos com qualidade a nível mundial.

Em Novembro de 2005 concluiu a edificação de sede própria na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo.

A RIC iniciou a partir desta data a execução de planejamento realizado ao longo de 2005 e 2006 para treinamento de funcionários com foco no processo produtivo, renovação do parque industrial com aquisição de máquinas CNC, automatização, projeto e desenvolvimento de ferramentas e dispositivos eletrônicos e preparação das instalações para produção de novos produtos.

Em 2008 a RIC recebeu homologação da Volkswagen do Brasil para fornecimento para a divisão de peças e acessórios (P&A).

Em 2008 e 2009 a RIC continuou a expandir a fabricação do setor de válvulas com lançamento vigoroso de novos produtos.

No primeiro semestre de 2009 a RIC concluiu o projeto para aquisição de máquinas e equipamentos para produção de Cabeçotes (Macharia, Fundição, Rebarbação Usinagem, Montagem e Testes de Inspeção).

Em Março de 2010 a RIC anunciou o lançamento dos Cabeçotes Volkswagen 1600 Ar (moderno) e a comercialização de Guias de bronze e ferro fundido.

Em novembro de 2011 a RIC foi recertificada e evoluiu para a norma ISO 9001:2008.

No ano de 2012 a RIC iniciou os estudos técnicos para o lançamento de mais um produto: as camisas de cilindro. Feito o planejamento e decidida pelo desenvolvimento deste novo produto, a empresa iniciou as obras de ampliação de suas instalações.

Dois anos depois de muita pesquisa e planejamento, o novo parque industrial, de 1000 metros quadrados, foi inaugurado e o processo de fabricação de camisas de cilindro concluído.

Destacamos também que todos os investimentos realizados pela RIC sempre foram com recursos próprios e o sucesso e a robustez desta empresa esta definido em três palavras que representam o espirito de nossos colaboradores: treinamento, competência e comprometimento.