APLICAÇÕES GNV (Gás Natural Veicular)
Motor VW 1600 Ar (Moderno)

Os componentes dos motores de combustão interna necessitam de lubrificação, a fim de evitar os atritos e, consequentemente, o aumento de temperatura.

Mas, o combustível GNV (Gás Natural Veicular) não possui lubrificantes, o que provoca a elevação da temperatura do motor e de todos os componentes que se atritam entre si.

Entre as áreas que mais sofrem inicialmente estão o cabeçote e todos os componentes do trem de válvulas e, quando ocorre o superaquecimento, temos as seguintes situações nos alojamentos das sedes do cabeçote:

  • As sedes de escape dos cabeçotes geralmente dilatam na mesma proporção do alojamento do cabeçote (alumínio), nas temperaturas provocadas pelos gases de escape e dificilmente soltam.
  • As sedes de admissão não sofrem o mesmo impacto do aumento de temperatura, ocorrendo a dilatação somente no alojamento do cabeçote e não na sede, e ela se desprende.
  • Este aumento de temperatura nesta região é ocasionado pela falta de lubrificação nas válvulas que tendem a travar.
  • Sugerimos que a cada 15 dias, ou 2.000 Km, as válvulas sejam reguladas para que esta situação seja amenizada e aumente a utilização destas motorizações sem maiores danos aos cabeçotes e ao motor.

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