A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. Sua função é promover a normatização de produtos e serviços com a intenção de auxiliar na melhoria dos processos internos, promover maior capacitação dos colaboradores, monitorar o ambiente de trabalho e verificar a satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade aumentando a competitividade no mercado nacional e internacional.
Com esse intuito a RIC conquistou em 2005 a certificação na ISO 9001, mantendo-a atualizada em sua versão mais atual.
A RIC Indústria e Comércio de Auto Peças, declara como política da qualidade:
Superar a expectativa de seus clientes, fornecedores e colaboradores, com responsabilidade e comprometimento, por meio do aperfeiçoamento contínuo de seus processos e profissionais, atendimento aos requisitos legais e outros aplicáveis e promoção de um desenvolvimento sustentável.
A válvula de motor é um componente de precisão e, como tal, deve ser manuseada com extremo cuidado, evitando-se batidas que provoquem danos tanto na haste, quanto no assento.
Os motores produzidos a partir de 1994, injetados e controlados eletronicamente, interagem cada vez mais com esses e outros componentes mecânicos. Por essa razão, a alteração e a recuperação de peças do motor resultam invariavelmente em sérios prejuízos aos aplicadores e oficinas mecânicas.
A seguir nossas recomendações:
• Não marcar com punção a face superior da cabeça da válvula para identificar sua posição no cabeçote. Este procedimento ocasionará um desvio na perpendicularidade entre a cabeça e a haste, gerando um mal assentamento com a sede do cabeçote, causando mal funcionamento do motor.
Tal procedimento acarretará em perda da garantia. Recomendamos utilizar pintas com canetas hidrográficas para esta identificação.
• Não recuperar o assento da válvula. Este procedimento altera as características funcionais como a circularidade, concentricidade e a angulação da válvula, dificultando o seu assentamento na sede do cabeçote e resultando em vazamentos, queima e rupturas, com redução da potência do motor, além de retirar material da válvula sem o controle necessário.
Recomendamos trocar a válvula.
• Não utilizar as molas de válvulas com comprimentos (mm) e cargas (Kgf) fora das especificações dos fabricantes. Este procedimento resulta em flutuações e travamentos das válvulas, rupturas e colisões com os pistões, causando danos irreparáveis no motor.
Recomendamos trocar todas as molas.
• Não reduzir a altura da válvula, rebaixando-a na ponta da haste, pois essa atividade pode ocasionar a perda do esquadro (característica controlada). Este procedimento resulta em disfunção no tempo de abertura e fechamento das válvulas, provocando flutuações, travamentos, rupturas pela colisão do pistão.
Recomendados trocar a sede do cabeçote.
A RIC foi pioneira na introdução, no mercado de reposição do Brasil, da Nitretação como tratamento térmico na produção de válvulas para motores de combustão interna. Esta tecnologia de fabricação foi introduzida em julho de 2004, com as válvulas do Marea que, originalmente, já utilizava válvulas nitretadas.
A Nitretação (oxinitrocarbonetação) é um tratamento térmico que proporciona uma camada protetiva que penetra, por difusão em até 20 microns em toda a extensão da válvula.
Este procedimento aumenta substancialmente as propriedades termomecânicas das válvulas, garantindo um adicional de mais 750 graus célsius de temperatura e até 1200 Vicker´s de dureza.
A Oxidação é um tratamento térmico que proporciona uma superfície extremamente polida, deslizante e lubrificante, evitando a oxidação e eliminando o atrito entre a guia e a haste da válvula.
O resultado deste tratamento resulta em uma coloração preta acinzentada que tende a ser eliminada com a movimentação das válvulas no motor, mas que não resultam em perdas de suas propriedades técnicas.
As válvulas nitretadas têm apresentado excelentes resultados nos motores convertidos para GNV ( Gás Natural Veicular ). Atualmente, quase todas as válvulas produzidas pela RIC são nitretadas.
Todos os motores, em princípio, foram projetados para funcionar ao nível do mar. As válvulas nitretadas têm sido adotadas como solução pelos fabricantes de motores mundiais, tendo em vista diferentes características de clima, combustíveis e normas ambientais de cada país.
Atualmente a maioria dos fabricantes de motores no Brasil e no exterior já vem adotando esta tecnologia, tendo em vista o Tratado de Kioto, no Japão, firmado em 2002, que proibiu a utilização de Cromo hexavalente, Mercúrio, Cádmio e Chumbo em processos de fabricação.
POLÍTICA DE GARANTIA RIC COMPONENTES A RETIN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, estabelece o procedimento abaixo para análises de garantias, que deverá ser observado pelos Distribuidores e Representantes. O cliente final ou aplicador deverá recorrer ao Distribuidor ou Lojista onde foi efetuada a compra, para que este possa encaminhar os itens para análise da garantia. Acesse abaixo nossa política de garantia.
A RIC foi pioneira na introdução, no mercado de reposição do Brasil, da Nitretação como tratamento térmico na produção de válvulas para motores de combustão interna. Esta tecnologia de fabricação foi introduzida em julho de 2004, com as válvulas do Marea que, originalmente, já utilizava válvulas nitretadas.
A Nitretação (oxinitrocarbonetação) é um tratamento térmico que proporciona uma camada protetiva que penetra, por difusão em até 20 microns em toda a extensão da válvula.
Este procedimento aumenta substancialmente as propriedades termomecânicas das válvulas, garantindo um adicional de mais 750 graus célsius de temperatura e até 1200 Vicker´s de dureza.
A Oxidação é um tratamento térmico que proporciona uma superfície extremamente polida, deslizante e lubrificante, evitando a oxidação e eliminando o atrito entre a guia e a haste da válvula.
O resultado deste tratamento resulta em uma coloração preta acinzentada que tende a ser eliminada com a movimentação das válvulas no motor, mas que não resultam em perdas de suas propriedades técnicas.
As válvulas nitretadas têm apresentado excelentes resultados nos motores convertidos para GNV ( Gás Natural Veicular ). Atualmente, quase todas as válvulas produzidas pela RIC são nitretadas.
Todos os motores, em princípio, foram projetados para funcionar ao nível do mar. As válvulas nitretadas têm sido adotadas como solução pelos fabricantes de motores mundiais, tendo em vista diferentes características de clima, combustíveis e normas ambientais de cada país.
Atualmente a maioria dos fabricantes de motores no Brasil e no exterior já vem adotando esta tecnologia, tendo em vista o Tratado de Kioto, no Japão, firmado em 2002, que proibiu a utilização de Cromo hexavalente, Mercúrio, Cádmio e Chumbo em processos de fabricação.
Os componentes dos motores de combustão interna necessitam de lubrificação, a fim de evitar os atritos e, consequentemente, o aumento de temperatura.
Mas, o combustível GNV (Gás Natural Veicular) não possui lubrificantes, o que provoca a elevação da temperatura do motor e de todos os componentes que se atritam entre si.
Entre as áreas que mais sofrem inicialmente estão o cabeçote e todos os componentes do trem de válvulas e, quando ocorre o superaquecimento, temos as seguintes situações nos alojamentos das sedes do cabeçote:
• As sedes de escape dos cabeçotes geralmente dilatam na mesma proporção do alojamento do cabeçote (alumínio), nas temperaturas provocadas pelos gases de escape e dificilmente soltam.
• As sedes de admissão não sofrem o mesmo impacto do aumento de temperatura, ocorrendo a dilatação somente no alojamento do cabeçote e não na sede, e ela se desprende.
• Este aumento de temperatura nesta região é ocasionado pela falta de lubrificação nas válvulas que tendem a travar.
• Sugerimos que a cada 15 dias, ou 2.000 Km, as válvulas sejam reguladas para que esta situação seja amenizada e aumente a utilização destas motorizações sem maiores danos aos cabeçotes e ao motor.
A RIC foi pioneira na introdução, no mercado de reposição do Brasil, da Nitretação como tratamento térmico na produção de válvulas para motores de combustão interna. Esta tecnologia de fabricação foi introduzida em julho de 2004, com as válvulas do Marea que, originalmente, já utilizava válvulas nitretadas.
A Nitretação (oxinitrocarbonetação) é um tratamento térmico que proporciona uma camada protetiva que penetra, por difusão em até 20 microns em toda a extensão da válvula.
Este procedimento aumenta substancialmente as propriedades termomecânicas das válvulas, garantindo um adicional de mais 750 graus célsius de temperatura e até 1200 Vicker´s de dureza.
A Oxidação é um tratamento térmico que proporciona uma superfície extremamente polida, deslizante e lubrificante, evitando a oxidação e eliminando o atrito entre a guia e a haste da válvula.
O resultado deste tratamento resulta em uma coloração preta acinzentada que tende a ser eliminada com a movimentação das válvulas no motor, mas que não resultam em perdas de suas propriedades técnicas.
As válvulas nitretadas têm apresentado excelentes resultados nos motores convertidos para GNV ( Gás Natural Veicular ). Atualmente, quase todas as válvulas produzidas pela RIC são nitretadas.
Todos os motores, em princípio, foram projetados para funcionar ao nível do mar. As válvulas nitretadas têm sido adotadas como solução pelos fabricantes de motores mundiais, tendo em vista diferentes características de clima, combustíveis e normas ambientais de cada país.
Atualmente a maioria dos fabricantes de motores no Brasil e no exterior já vem adotando esta tecnologia, tendo em vista o Tratado de Kioto, no Japão, firmado em 2002, que proibiu a utilização de Cromo hexavalente, Mercúrio, Cádmio e Chumbo em processos de fabricação.
POLÍTICA DE GARANTIA RIC COMPONENTES A RETIN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, estabelece o procedimento abaixo para análises de garantias, que deverá ser observado pelos Distribuidores e Representantes. O cliente final ou aplicador deverá recorrer ao Distribuidor ou Lojista onde foi efetuada a compra, para que este possa encaminhar os itens para análise da garantia. Acesse abaixo nossa política de garantia.